eXPONENTIAL
Salvador recebe, nos dias 15,16,17,22,23 e 24 de novembro de 2024, a primeira edição do Hunhu eXPONENTIAL.
Inovação, Sustentabilidade e Cultura são os temas do evento, que não começa no seu início nem termina no seu encerramento.
Link para inscrição
Speakers
Empresária há 10 anos, especialista em Marketing e Gestão de Negócios, construiu mais de 3 empresas lucrativas.
Atual Presidente da Associação de Jovens Empreendedores Bahia, assumiu a coordenação da Câmara do Jovem Empresário da Fecomércio Bahia em 2024.
CEO e idealizadora do HubDelas, o primeiro Hub de Negócios e Coworking 100% feminino de Salvador, onde atua na gestão de comunidade e desenvolve projetos de capacitação empresarial para mulheres. É também co fundadora da Pulsar Marcas, agência de MKT e Branding que tem como missão orientar e posicionar marcas pessoais usando estratégias personalizadas.
Professora Associada IV do Instituto de Letras (disciplinas de Paleografia, Diplomática, Ecdótica e Filologia textual) e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É Bolsista de Produtividade em Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciada em Letras Vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre e Doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-Doutoramentos em Letras (Filologia) pela Universidade Federal da Bahia; em História (Relações Internacionais) pela Universidade de Brasília (UnB); e em História da Cultura Escrita pela Universidade de Évora (UE). Foi Bolsista do Programa Professor Visitante Sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 2018-2019) no Centro de História da Cultura e da Sociedade (CHCS, Faculdade de Letras, Dep. de História; área Paleografia e Diplomática) da Universidade de Coimbra. É membro presidente do CEPEDOP – Centro de Pesquisa e Documentação Paleográfica do Memória Arte. É líder do Grupo de Pesquisa Modus Scribendi – Grupo de Pesquisas Paleográficas, Filológicas e Históricas (CNPq-UFBA) e membro dos Grupos de Pesquisa em Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional (CNPq-FBN), do Metamorphose – Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos da Época Moderna (CNPq-UnB) e do CEDOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CNPq-UEFS). É Investigadora colaboradora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas Europeias), da Universidade de Lisboa; do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta de Portugal; e do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20, da Universidade de Coimbra. É membro fundadora da Rede Memórias, Identidades e Património Cultural (Univ. de Coimbra/Univ. de Lisboa/UFBA/UESB/UFPEL/PUCRS/PUC-SP). Desenvolve projetos de salvaguarda, recuperação e edição em acervos de diversas instituições do estado da Bahia, como a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia (Salvador), Congregação de Nossa Senhora dos Humildes (Santo Amaro da Purificação), Sociedade Protetora dos Desvalidos (Salvador), Convento de Santa Clara do Desterro (Salvador), Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim (Salvador), Centro de Memória Documental da Polícia Militar da Bahia (Salvador), Gabinete Português de Leitura da Bahia e Centro de Estudos Baianos (SIBI-UFBA) (Salvador), entre outras. É autora de duas propostas aprovadas pela UNESCO de nominações ao Programa Memória do Mundo (MowBrasil/UNESCO) e colaboradora de outras duas.
Nasceu em Caetité, Bahia. É cardiologista, doutora em Medicina Interna, professora universitária e mãe de três filhos. Sua coletânea de contos “Do amor e do amar: Histórias reais de mulheres como você”, publicada em 2022, foi traduzida para o espanhol e lançada em Buenos Aires. Seu e-book “Certos amores” (2023) foi best-seller na Amazon na categoria “Casos Verdadeiros”. Na época intitulado “Odara”, este presente livro foi finalista do Prêmio Kotter de Literatura.
Possui graduação em Engenharia Química (UFBA), Especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico (UFBA), MBA em Marketing (FGV) e Doutorado em Energia e Ambiente (UFBA). Professora do Instituto de Ciências da Saúde( ICS-UFBA) e do ProfNIT-Mestrado Profissional em Rede Nacional em PI&T. Lidera o Grupo de Pesquisa IES -Inovação e Empreendedorismo Sustentável, sendo também coordenadora da Disciplina Prospecção Tecnológica do Ponto Focal UFBA do ProfNIT. Participante também dos grupos NEPPE-Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Energia e do Centro de Pesquisa em Epidemiologia, Asma e Alergia.É Professora Orientadora da Eleva Empresa Júnior de Biotecnologia. Tem experiência nos seguintes temas:inovação, propriedade intelectual,prospecção tecnológica, transferência de tecnologia, empreendedorismo tecnológico, incubadora de empresas,open innovation, interação universidade-empresa, bioenergia, sustentabilidade, biotecnologia, poluição do ar.
Graduada em Administração, Especialista em Desenvolvimento Organizacional, Planejamento e Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano. Consultora em Gestão Organizacional e Qualidade. Atuação em Desenvolvimento Regional e políticas públicas sob temática Ciência, Tecnologia e Inovação. Empreendedorismo e gestão de ambientes de inovação. Head de Inovação e empreendedorismo do Hub Salvador, pela Wayra Brasil.
Catarina Canelas iniciou a sua carreira no jornalismo em 2003, na TVI. Em 2005, a sua curiosidade pelo Oriente levou-a a Macau, onde foi jornalista na TDM – Rádio Macau durante três anos.
De regresso a Portugal, voltou a trabalhar na TVI, especialmente em temas de relevância social, assinando diversas reportagens premiadas de relevo e é autora da série documental “Plástico, O Novo Continente” que já conquistou vários prémios e distinções nacionais e internacionais. , incluindo o Prémio Ibero-Americano de Jornalismo Rey de España e o Prémio UNESCO de Jornalismo em Direitos Humanos.
Foi também âncora da TVI24 e professora convidada do ISCTE-IUL.
É uma das jornalistas fundadoras da CNN Portugal, Presidente do Instituto Zero Waste Portugal e Especialista em Comunicação da Fundação Maio Biodiversidade, Cabo Verde.
É também Formadora e participa em diversos eventos e conferências nacionais e internacionais, como moderadora, oradora e keynote speaker, especialmente nas áreas do ambiente, sustentabilidade e Oceanos.
É autora do livro ‘A Hora da Partida: “Angola 1974/1975” e Coautora do livro “101 Vozes pela Sustentabilidade (Por um Desenvolvimento Responsável)”.
Clarissa Bezerra Hirs fundou a Companhia Feminina Antiassédio Flor de Cacto em julho de 2022 após passar por uma situação de importunação sexual numa boate em Salvador. Deu-se conta da cultura de assédio tão naturalizada na capital baiana, – onde o toque deliberado e não consentido ao corpo das mulheres é visto como flerte e interesse – e decidiu iniciar um projeto de educação e uma política concreta/efetiva de prevenção à violência sexual contra a mulher, trazendo uma nova perspectiva de interação entre homens e mulheres nos espaços de entretenimento da cidade, onde o respeito e a elegância são apresentados como feromônios de uma boa conquista.
Mulher, Mãe, Educadora da Rede Municipal de Ensino e AFA Fundadora e Presidente da Flor de Cacto, atua na linha de frente no combate ao assédio e convoca mulheres a protegerem umas às outras.
Daniel Bento é músico, advogado, gestor e professor. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com a dissertação intitulada “A precarização da imunidade tributária dos hospitais filantrópicos e seus reflexos no sistema de saúde brasileiro”, financiada pela FAPESB. Graduado em Direito pela mesma instituição, atua como advogado. No Hospital Português da Bahia, ocupou os cargos de Diretor Secretário (2015-2016), Diretor Financeiro (2016-2019), Diretor de Suprimentos (2019-2021) e, desde 2023, voltou a exercer a função de Diretor Financeiro. Foi responsável pelos programas de Sustentabilidade, Compliance e LGPD da instituição. No Gabinete Português de Leitura da Bahia, atuou como Vice-presidente (2021-2023) e, desde 2023, é o atual Presidente. Pós-graduado em Regência, atua como saxofonista, arranjador e produtor musical há mais de três décadas, com experiência no Brasil, Estados Unidos e Europa. Como professor, lecionou, entre outros, no Curso de Pós-graduação em Direito Médico, da Saúde e Bioética, da Faculdade Baiana de Direito, e no Curso de Extensão em Bioética, Ética e Direito Médico no Exercício Profissional, da Faculdade de Medicina e Hospital Universitário Edgar Santos (UFBA). Cursou, como aluno especial, as disciplinas Cultura e Comunicação (2022.1) e Cultura e Sociedade (2022.2) no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da UFBA, além das disciplinas Direito Cibernético e Pós-humanismo (2024.1) e Direito Autoral, Propriedade Intelectual e Novas Manifestações de Direitos Fundamentais (2024.2), ambas no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA. Integra o grupo de Dirigentes Associativos da Diáspora Portuguesa da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Líder apaixonado, empresário e investidor com mais de 20 anos de experiência em desportos digitais, um campo emergente e dinâmico.
Atualmente, desempenha as funções de CEO e Presidente do Conselho do WESCO, o World Esport Consortium, onde supervisiona a qualidade, a reputação e o desenvolvimento de eventos desportivos digitais em todo o mundo, com foco nos seus valores unificadores, educacionais, culturais e humanitários.
É vice-presidente da PAMESCO Esports, o único organismo de desportos digitais no continente americano e da CBDEL Confederação Brasileira de Esports, onde trabalho para melhorar, promover e uniformizar os desportos digitais em toda a região. Tenho uma vasta experiência em modelos de negócio desportivos digitais, projetos educativos, programas de inclusão social, gestão de competições e instalações, legislação e regulamentação, e impacto social e aplicações educativas. Sou também orador, consultor e produtor de campeonatos e cúpulas desportivas digitais, além de entusiasta do universo Tolkien.
Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com o desenvolvimento da tese de doutoramento que teve como objetivo compreender o quotidiano das famílias afrodescendentes migrantes refugiadas em privações de direitos humanos; docente na Universidade Regional de Blumenau – FURB, nos cursos de Medicina e Enfermagem onde ministro as disciplinas de Saúde pública – políticas públicas de saúde vigente no Brasil – SUS. Membra do grupo de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina – UFSC; Participante da 1º turma de Estudos Afro-Latino-Americano – ALARI; Pós-Graduada em Direitos Humanos, Saúde e Justiça: Desafios Globais – POSCOHR – Coimbra. Participou da atuação na Formação de alunos da área da Saúde em 2012 e 2013 no Haiti através do projeto Tripartite (Brasil, Cuba e Haiti).
Professora Titular do Departamento de Computação Interdisciplinar (DCI) do Instituto de Computação (IC) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) da UFBA. Possui Graduação em Processamento de Dados pela UFBA (1990), Mestrado (1993) e Doutorado (2000) em Ciência da Computação pela UFPE . Coordena, desde 2004, o Onda Digital, programa permanente de extensão de inclusão sociodigital. Foi vice-diretora do Instituto de Matemática e Estatística (2015-2019). É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – Onda Digital, criado em 2014. Tem realizado trabalhos principalmente nos seguintes temas: inclusão sociodigital, informática na educação, educação em computação, computação e sociedade, ontologias, lógicas de descrições e web semântica.
Tendo beneficiado dos estudos clássicos da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação de Coimbra,
Denise Schacht foi Business Developer Executive Director de projectos de propaganda política em países como; Costa
do Marfim, Serra Leoa, Gana, Senegal, Mali, Burkina Faso, África do Sul, Moçambique, Angola, Nigéria, República
Centro Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Namíbia, Cazaquistão, Curdistão.
Apesar de ter estado muito ligada do ramo corporativo, foi o seu interesse pela teoria de transformação do homem que
a levou a um processo contínuo de pesquisas nas mais diversas áreas da existência humana com um único objectivo:
Gerar programas para o desenvolvimento do capital humano com especial ênfase para temas relacionados
com Empregabilidade, com o “Síndrome da Mentalidade de Escravo” e, com o Paradigma das Relações
Internacionais. A componente académica desta prelectora tem como base a filosofia bicentenária: O Pan-africanismo.
Denise Schacht é Membro da Liga Pan-africana fundada em 1947 e, Chief Project Officer da Pan African University
(www.pau-au.africa), actuando junto dos principais centros de estudos africanos adritos à União Africana (UA) com
sede na Etiópia.
Professora Titular (2015) do Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Professora Visitante Capes PrInt – Université Paris Nanterre (2023-2024). Estágio Sênior na Manchester Metropolitan University (UK) e Université Paris Nanterre (FR) anos de 2017-2018. Professora visitante em Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Valencia Espanha) (2013). Pós-doutora (2009) pelo Instituto de Artes da UNESP (IA/UNESP). Tem doutorado (1999) e mestrado (1993) pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). Dirigiu a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia em 3 gestões: 2000, 2004 e 2012. Possui experiência na área de Artes: encenação, direção teatral, teatro popular, teatro de grupo, circo, circo-teatro e teatro de rua, cinema e televisão. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/ UFBA), integrando a linha de pesquisa: Tradições, Contemporaneidades e Pedagogias da Cena. É líder do Núcleo de Estudos em Teatro Popular (NETPOP) e do grupo de pesquisa CIRCENSIS; e vice líder do grupo O Circo e o Riso, todos os 3 certificados pelo CNPQ. Participa do GT Etnocenologia e do GT Circo e Comicidade, ambos da ABRACE. É professora associada do CRILUS (Centre de Recherches Interdiciplinaires sur le Monde Lusophone), França (2017). É autora dos livros: “Saltimbancos Urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil, 1980-2000″ (impresso); e Teatro de rua: uma forma de teatro popular no Nordeste do Brasil – 1980-1990” (e-book).
Presidente executivo da Associação Bahiana de Imprensa. É jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira como radialista na TV Itapoan, na função de repórter. Passou ainda pela Bandeirantes, TV Bahia e Aratu. Atualmente, co-apresenta o programa Isso É Bahia, da rádio A Tarde FM, pertencente ao Grupo A Tarde.
CEO da OAK Innova. Facilitadora de processos criativos e de transformação das organizações. Entusiasta e atuante na difusão da cultura empreendedora e da inovação com o uso de jogos e ferramentas da aprendizagem vivencial. Com mais de 20 anos de experiência na liderança de projetos e ações voltadas para competitividade empresarial e estímulo à inovação. Membro da Câmara de Inovação e Tecnologia da Fecomercio Bahia e do Comitê Consultivo do SBRT (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas).
Felipe Barros, cantor e compositor baiano, une tradição e inovação em suas canções além de toda energia e alegria em suas interpretações. Inspirado por toda diversidade da música baiana e brasileira, mas principalmente por Gilberto Gil, suas músicas impactantes (Baby, Nem Sempre é Fevereiro) refletem a maturidade artística que vem construindo ao longo de sua trajetória e consolidando seu estilo único e autêntico no cenário musical baiano.
Finalista do Festival da Rádio Educadora FM.
Filipe Lopes Sousa é licenciado em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É pós-graduado em Direito da Comunicação (IJC-FDUC) e em Direitos Humanos, Saúde e Justiça (POSCOHR).
Através da marca FAQtor-e trabalha com educação e empreendedorismo, além de eventos, criando também a marca Hunhu (I am because We are) que trabalha transformação social e digital e bem-estar social, na perspectiva da inovação, sustentabilidade e Direitos Humanos.
É Consultor em Comunicação, Saúde e Compliance no Observatório de Direitos Humanos nos Países de Língua Oficial Portuguesa onde também desempenha funções nas áreas de Marketing, Relações Institucionais e Internacionais.
Organizou e traduziu duas obras (sobre Compliance e Overuse), publicadas no Brasil, e além de organizar congressos e conferências, deu palestras no Brasil e Estados Unidos, falando sobre Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia, Compliance e Privacidade de Dados, além de formações em Direitos Humanos, Direitos Sociais, Literacia/Letramento digital com foco em populações vulneráveis em Portugal, Espanha, Grécia e Itália.
Médico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP, 2006), completou Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2009), possui título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (2010) e em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (2011). Doutor em Ciências pelo programa de Neurologia da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente, é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
João Rito é apaixonado pelo empreendedorismo de impacto e é sócio fundador e gerente da SEAentia, uma startup de aquacultura, que tem como objetivo produzir peixe de alta qualidade da forma mais sustentável, combinando engenharia avançada em aquacultura com investigação científica. É atualmente o Presidente da BlueBio Alliance, a associação portuguesa para os biorrecursos marinhos e membro da Direcção da Fórum Oceano. Tem estado também envolvido em actividades no âmbito da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS), tendo sido Presidente do Grupo de Estudantes da EAS. Lecciona aulas de Fisiologia, Nutrição e Alimentação em aquacultura no Politécnico de Leiria. João acredita na economia azul e especificamente na aquacultura como uma ferramenta para resolver parte dos problemas sócio-económicos e ambientais do mundo, se for bem gerida e bem implementada.
Professor do Núcleo Comum da Escola Bahiana de Medicina lecionando disciplinas na área de Empreendedorismo. Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2023). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012) e possui especialização em Sistemas da Informação com Ênfase em Banco de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa (2008). Graduação em Informática pela Universidade Católica do Salvador (2005). Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas; foi Professor Assistente de Coordenação no curso de bacharelado em Administração e do CST em Marketing no Centro Universitário Jorge Amado, Unijorge. Atuou como docente nos cursos: Gestão em Recursos Humanos e Administração, na Unijorge. Possui experiência em Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Atividade Prática Supervisionada, Simulação Empresarial, Gestão do Conhecimento, Estudos Organizacionais como Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Gestão de Projetos e Gestão do Conhecimento.
Jorge X, atual Diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia, é arquivista da Defensoria Pública da União. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui pós-graduação em Direito Processual Civil pelo IDP com ênfase na Desburocratização dos Cartórios e é bacharelando em Direito pela Faculdade Baiana de Direito e Gestão.
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1992) e em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (2023).Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado Sanduíche – Tulane University (2000). Pós-doutoramento em Antropologia pela UFBA (2012). Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da UFBA (2021-2025). Foi Diretor da Faculdade de Direito (2017-2021). Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Professor do Quadro Permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da UFBA (PPGD).
Graduada em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1982), Especialista em Medicina Preventiva e Social e Epidemiologia pela UFBA (1985), Mestre em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1994). Doutora em Medicina e Saúde pela UFBA (2009). Médica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia(1983 a 2021). Professora Associada da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia(1987-2019). Possui experiência na área de Saúde Coletiva, atuando nas áreas de: Epidemiologia e controle de doenças, Políticas de saúde, Vigilância epidemiológica, Vigilância da saúde, Organização de serviços, Formação e Educação Médica. Exerceu função de Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia-SESAB de 1995 a 2012 e 2007 a 2010. Diretora da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (2011-2015) e Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA 2015-2018. Assessora técnica da Escola Estadual de Saúde Pública-ESPBA/SESAB,2019/2021.Membro Titular do Instituto Baiano de História da Medicina,2023.
Lourrani Baas é uma profissional multifacetada com uma vasta experiência na indústria da moda e práticas empresariais sustentáveis. Atualmente a trabalhar como Embaixadora da Brazil Conference em Harvard e no MIT desde janeiro de 2023, Lourrani envolve-se com questões críticas que impactam o Brasil. Como fundador e CEO da LIGA TRANSFORMA, fundada em julho de 2018, Lourrani impulsiona o impacto social e ambiental através da moda, utilizando os resíduos têxteis como material principal. Além disso, Lourrani lidera a LOURRANI SHOP, que celebra a feminilidade brasileira através de designs coloridos. Desde janeiro de 2019, Lourrani é Colunista de Moda na TV Aratu, cobrindo os principais eventos de moda do Brasil. As realizações académicas incluem a licenciatura em Design de Moda pela Universidade Salvador, MBA em Administração de Empresas, licenciatura em Marketing pela Universidade Católica do Salvador e licenciatura em Design Gráfico.
Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1985), Residência Médica em Endocrinologia (1986-1988) e Doutorado em Medicina e Saúde, na Universidade Federal da Bahia (1998). Tem curso de Especialização em Endocrinologia Pediátrica no Hôpital Necker-Enfants Malades, Paris, França, onde obteve o diploma de Médecin Assistant Étranger (1992-1993). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), onde também foi Vice-diretor (2011-2015) e Diretor por duas gestões (2015-2023). Tem experiência na área de Endocrinologia, com ênfase em Endocrinologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, puberdade, diabetes, deficiência de GH, obesidade, sequelas endócrinas após tratamento de neoplasias na infância.
Jornalista e Assessora de Comunicação Social da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Colunista do Jornal A Tarde – Coluna Direito e Justiça .
Vencedora do XVIII
Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2020, na categoria vídeo institucional/documentário.
Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador. Especialização em Administração Pública/Recursos Humanos pela Universidade Católica do Salvador e Especialização em Pedagogia Universitária pela Faculdade Maurício de Nassau. Mestranda de Gestão e Pública e Social pela UFBA. Atualmente é Jornalista da Procuradoria Geral do Estado da Bahia e ocupa o cargo de Assessora de Comunicação Social da instituição.
Tem desenvolvido sua carreira profissional nos setores público e privado. Foi repórter nas emissoras de TV,s Itapoan e Bandeirantes, do Jornal da Bahia e da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia. Assinou a coluna Visão Jurídica na Tribuna da Bahia. Foi Assessora de Imprensa da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, OAB-BA, da Fundação Faculdade de Direito da UFBA, da Faculdade Baiana de Ciências – Fabac, do Departamento de Museus da Fundação Cultural do Estado da Bahia, dentre outras instituições. Também atuou como assessora de imprensa de dezenas de congressos e seminários da área médica e jurídica.
Possui Pós-Doutorados realizados no PPG em Engenharia Industrial – PEI (UFBA) e pelo PPG em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (SENAI.CIMATEC). Doutor em Energia e Ambiente (UFBA). Mestre em Regulação da Indústria de Energia (UNIFACS) e Economista (UESC). Foi coordenador do Projeto do Edital CNPq Universal (2016-2019) e do Projeto de Pesquisa do Edital FAPESB Jovem Cientista (2017-2020). Atualmente coordenando um Projeto do Edital 40-2022 do CNPq na área de Propriedade Intelectual e Indicação Geográfica. Desde 2007 é pesquisador e professor com dedicação exclusiva do Instituto Federal da Bahia (IFBA). É Docente Permanente dos Mestrados em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-IFBA) e de Engenharia de Produtos e Sistemas (PPGESP-IFBA). Docente participante do Doutorado em Energia e Ambiente (UFBA). Líder do grupo de pesquisa em Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (IFBA), Membro do grupo de pesquisa Ecologia Industrial (IFBA) e do Laboratório de Energia e Gás (Politécnica/UFBA). Já publicou mais de 130 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Alguns dos nossos trabalhos foram premiados no CBPE – Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, no ENPI – Encontro Nacional de Propriedade Intelectual e no ISTI – International Symposium on Technological Innovation. Revisor de periódicos nacionais e internacionais, entre eles, o Renewable Sustainable Energy Reviews, Energy Policy, Energy Research and Social Science. Se dedica a pesquisar sobre: Regulação e Economia da Energia, Energia e Sustentabilidade; Inovação, Propriedade intelectual e Indicação Geográfica.
Advogado, Procurador do Estado da Bahia, Prof. Decano das cadeiras de Direito Empresarial da UFBA, árbitro e conferencista internacional. Autor de diversos livros e artigos. Mestre e Doutor pela UFBA.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia(1992), especialização em Direito Administrativo pela Universidade Federal da Bahia(1994), mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia(2001), doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia(2009) e aperfeicoamento em Extensao Em Direito Publico Municipal pela Universidade Federal da Bahia(1993). Atualmente é Outro (especifique) Professor Auxiliar da Universidade Federal da Bahia, Professor substituto do Dept° Direito Privado da Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, Procurador do Estado, 1ª Classe da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Grupo de Trabalho do Núcleo de Contencioso de da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Outro (especifique) Professor do Fundacao Escola Superior do Ministerio Publico da Bahia, Outro (especifique) Professor da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes Oab Ba, professor da Faculdade Visconde de Cayru, Especialista da Berau Veritas Qualitat, Professor e pesquisador Direito Empresarial do CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II, Coordenador de Curso do CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II, Membro de corpo editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Im, Sócio da Castro, Ramos, Araújo e Espinheira Advogados, Membro de corpo editorial da REVISTA DA ESCOLA SUPERIOR DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, Sócio do Insituto dos Advogados da Bahia, Associado do Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Associado do Associação dos Procuradores do Estado da Bahia, Membro efetivo do Instituto dos Advogados da Bahia, Membro da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Membro da Comissão Especial de Energia da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Revisor de periódico da Revista Eletrônica da PGE RJ, Revisor de periódico da Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Membro da Comissão Permanente de Tecnologia e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia e Membro Conselho de Adm. do INEMA do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais. Atuando principalmente nos seguintes temas:direito informatica cracker cyberlaw computer law.
Mateus Couto é um empresário global multipremiado de tecnologia e inovação, fundador da Solvum. Com 15 anos de experiencia, mais de 35 empresas investidas e 3 títulos mundiais, além de ser representante nacional do G20. Atual recordista nacional por alcançar a multiplicação de 51x de uma startup em um ano. Mateus acredita que a verdadeira inovação é inclusiva e transversal, e só por ela podemos mudar o mundo.
Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador – UNIFACS (2015), Mestre em Informação Estratégica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002), Especialista em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS (1999) e Bacharel em Engenharia Mecânica com ênfase em Equipamentos Industriais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1984). Professor Adjunto DE da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lotado no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI). Atua principalmente nos temas: Inovação, Empreendedorismo, Métodos Ágeis, Design Thinking, Business Intelligence, Gestão de Projeto, Desenvolvimento de Produtos e Processos, Consultoria, Gestão e Engenharia do Conhecimento, Gestão de Competências, Gestão Estratégica, Gestão de Operações, Governança, Parques Científicos Tecnológicos.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (1980), mestrado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, é professora do Programa de Pós Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da UFBa do qual foi coordenadora no período (2006 a 2010). Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Biodireito, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, biodireito, biotecnologia e reprodução humana assistida. É membro efetivo da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, conferencista internacional e autora de várias obras na area de atuação.
Analista de Sistemas, graduado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Computação pela Unifacs. Atuação como gestor e empreendedor de empresas de tecnologia da informação, incluindo experiência internacional como Diretor de Negócios no grupo francês Altran Techologies. Professor universitário, desde 2006 em cursos de graduação da área de informática. Coordenação da operação dos cursos EAD da Unifacs. Na administração pública, atuação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (SECTI-BA) como Coordenador para o Fortalecimento Empresarial no período de janeiro de 2005 a fevereiro de 2007; como Coordenador Executivo do Parque Tecnológico da Bahia nos períodos entre janeiro de 2015 a fevereiro de 2017 e de março de 2020 a junho de 2022; e como Diretor de Inovação e Competitividade, de maio de 2019 a março de 2020. De janeiro a setembro de 2023, assumiu a Diretoria Executiva da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia – AEPTecBA, responsável pela gestão do Parque Tecnológico.
Desde outubro de 2023 vem empreendendo e atuando na Helix Inovação Aberta, Venture Builder para startups de IndTech e CleanTech.
Empreendedor de coração, Phil nasceu à beira do oceano e sempre dependeu dele para viver bem. Depois de uma carreira em desenvolvimento de negócios em várias indústrias e uma experiência final na gestão de demanda de startups de crescimento rápido, Phil procurou por um problema próximo ao seu coração para resolver. Um estudo sobre a poluição oceânica levou à fundação da DeTrash e do token cRECY para limpar o oceano e o mundo.
Além de fundador e CEO da DeTrash, uma startup de economia circular que visa um mundo livre de resíduos na natureza, é o atual Cônsul Honorário do Reino dos Países Baixos, onde promove relações bilaterais e cooperação entre os estados da Bahia e Sergipe e os Países Baixos.
Jornalista, mestre em ciências pela Fiocruz e doutoranda em Comunicação na Universidade Federal da Bahia (Póscom/Ufba). Desde 2016, é responsável pela equipe de comunicação do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz). Atua na CDJ – Jogos de Tabuleiro e acredita no poder desses jogos de conectar pessoas e desenvolver suas habilidades.
Membro voluntária no time gestor do Vale do Ipitanga, organizadora do SW Lauro de Freitas e idealizadora do Decola Lauro, ambos em 2022.
Embaixadora ABStartups para a Bahia em 2024 e coordenadora ABAS Associação Baiana de Startups desde 2023.
Líder de Comunidade Inovativa para a Bahia no ano de 2023.
Mentora em iniciativas como Expofavela Bahia e Pará (2023) e Nasa APPS
Ex-Diretora de Comunicação, atual associada honorária e Mentora no Instituto INOVI – Hub de Inovação e Empreendedorismo na cidade de Vinhedo – SP.
Mais de 20 anos de experiência em Comunicação, incluindo grandes corporações, como Grupo Cosan e Motorola, além de consultorias e agências, com foco em estratégias de comunicação no ambiente corporativo.
Atuação estratégica para fomento do ecossistema de inovação, para conexão entre startups, indústria, comunidade, investidores, aceleradoras, poder público, imprensa, e outros.
Sólida experiência em comunicação corporativa, sendo a comunicação interna a grande especialidade. Como gerente de comunicação e responsabilidade social entre 2014 e 2016, realizou a estratégica de comunicação na fusão Rumo ALL, e respondeu pela apresentação das diretrizes e cultura da nova companhia aos colaboradores. No mesmo período, dirigiu o Instituto ALL.
Participou em projetos de gestão de crise e gerenciamento de mudança na Motorola. Foi diretora de Comunicação do Grêmio Motorola de 1999 a 2007.
Implementou vários projetos de comunicação em diversos clientes, como grupo Yazigi, Convention & Visitors Bureau de Campinas, SMCC – Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
Nas horas vagas: pintora no @Simone_arteemseda e co-founder do @Rotasdaseda
Engenheiro, Especialista em Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo e Business Intelligence
Gerente de Negócios Criativos e Digitais na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador
Presidente CREAjr-BA (2018)
Formada em História pela Universidade Católica de Salvador, é palestrante, mentora, comunicadora e empreendedora com mais de 20 anos de experiência.
Especializada em Trade Marketing e Eventos Corporativos, foi CEO Fundadora da Agência de Produções e Eventos “Zazá Produções”, atendendo grandes empresas como a Oi Telefonia. Além disso, recebeu prêmios como o Prêmio SEBRAE Mulher Empreendedora e o Prêmio Serviço de Excelência da ONG WIN Online.com. Zazá também é especialista em Licitações e Contratos Públicos, participou do Programa 10.000 Mulheres do Banco Goldman Sachs e se especializou em Empreendedorismo e Novos Negócios pela FGV de SP.
A partir de 2016, Zazá direcionou sua carreira para a gestão pública, especializando-se em Planos Municipais de Cultura, Produção Cultural e Gestão Pública Municipal. Em 2020, tornou-se Secretária de Cultura e Turismo do Município de Lauro de Freitas e obteve sua especialização em Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas pela UNIFACS. Em 2021, foi nomeada Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em Lauro de Freitas.
Além disso, Zazá é embaixadora da Rede Aliança Empreendedora e coautora do livro “Governança Corporativa e Políticas Públicas”. Desde 2022, ela se destaca no mercado de saúde suplementar como CEO da Atitude Saúde, sendo a única mulher negra no Brasil proprietária de uma operadora de saúde e uma das seis mulheres no país a ocupar essa posição nesse mercado predominantemente masculino.
Quero deixar uma sugestão de
speaker
Preencher o formulário